Em Março de 1980 o Dr. Jorge Bofill, então técnico da Emater e da ARCO, trouxe para o município de Uruguaiana um modelo de trabalho e aprendizado rural, o Clube 4S - SABER - SENTIR - SAÚDE - SERVIR, direcionado aos filhos de familias ligadas ao campo, com o objetivo de levar de maneira simples e eficientes informações as pessoas que viviam no campo, em tempos de comunicação difícil pois a grande maioria das estâncias não tinha nem luz e os meios de comunicação via internet eram uma utopia.
O claro objetivo do grupo era, através de um eficiente ensino levar até as comunidades rurais palestras ministradas por jovens, sobre os mais variados temas, entre eles: a hidatidose bovina (doença parasitária), o uso de capa Martins Pons em ovinos recém-esquilados e o biodigestor (fonte de gás).
O Dr. Jorge Bofill conseguiu com este trabalho, dotar jovens de capacidade técnica, além de um grande poder de comunicação e liderança, que aliados a muita vontade de influenciar positivamente pessoas do meio rural, tanto aos de pouco conhecimento e cultura, com os mais preparados. Estes jovens tornaram-se aptos a conversar com as mais variadas camadas culturais do agronegócio, desde os empregados, até os técnicos e patrões.
Desde clube forjaram-se jovens talentos, todos hoje bem-sucedidos familiar e profissionalmente, com fortes bases, principalmente respeito a todos, e prontos a influenciar positivamente os meios em que vivem.
Este salão tem o firme propósito de levar conhecimento, educação, respeito e convívio social. Aqui será sempre bem-vindo quem vier com este intuito, afinal queremos que o legado do nosso PATRONO continue influenciando gerações, como a nossa firmemente influenciada. Como homenagem a ele contamos a canção de Nico Fagundes que traduz em versos o que ele fez e representa para nós: